Pages

sábado, 3 de agosto de 2013

#01 Será que as religiões caminham para o seu fim?


E aí pessoal, de boa?


Bem vindos a primeira postagem do blog, geralmente esse primeiro contato é usado para apresentações, mas não vejo necessidade, certamente você já me conhece por ter chegado aqui, mas se não conhece, prazer, eu sou um cara qualquer, falando qualquer coisa na internet. ;)

Enfim..

Recebi um comentário no meu canal do youtube, e vou usar esse espaço pra responder, até porque algumas respostas são longas demais pros caracteres do youtube, e nem sempre sobra tempo pra gravar um vídeo a respeito, embora eu acredite que farei um sobre o assunto no futuro.


O comentário foi do inscrito Ronaldo Oliveira Dutra:




"O número de ateus está crescendo cada vez mais, e eu acho q a tendencia é continuar a crescer. Você acha que haverá um dia em que nós,ateus, superaremos o numero de religiosos e que a crença em deuses será praticamente extinta???"



Bem Ronaldo, em minha opinião: Não!



Eu acho que a religião só vai ter seu fim depois da extinção da raça humana, até lá, ela vai continuar existindo pois acredito que a criação dela por si só, surgiu de uma necessidade intima do ser humano. Nem todos estão preparados pra conviver com a realidade da forma que ela é, criar essa extensão mental da realidade e colocar lá as pessoas que perdemos no decorrer da vida, é uma forma forte de consolo pra morte, e uma forma de não precisarmos lidar com ela, não acredito que as pessoas vão querer abrir mão desse consolo. A religião existe por todo o globo terrestre, até mesmo nas áreas mais isoladas, pois essa fuga faz parte da nossa natureza.

Mas reconheço que algo vem mudando, estamos vivendo uma revolução nesse exato momento, estamos quebrando diversos paradigmas que só nos atrasavam, paradigmas que sempre foram sustentados pela religiosidade como o preconceito contra homossexuais, a submissão feminina e etc; e nesse cenário eu consigo prever que no futuro não vai fazer diferença alguma, as religiões poderão continuar existindo, mas não serão mais uma justificativa pra gente imbecil conseguir a aprovação social pra prejudicar outras pessoas. 



Já é um grande avanço!



Obrigado por ler, ficarei feliz se comentar e compartilhar sua opinião, grande abraço e até a próxima! ;)




5 comentários:

  1. #otimismo mode on#
    Como o homem já evoluiu até aqui, conseguindo sair da lama, das cavernas, E CONTINUA evoluindo tanto biologicamente(genes) quanto mentalmente(memes), eu imagino sim lá no futuro, um momento em que um "click" fará a maioria das pessoas ficarem irremediavelmente mais lúcidas, e isso reduziria bastante a quantidade de supersticiosos e religiosos... Afinal, bem ou mal, desde as eras primitivas até agora, estamos aos pouquinhos ficando menos burros, por incrível que pareça!
    #otimismo mode off#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de um angulo bem otimista, realmente pode acontecer. Mas tem um pequeno porém, essa evolução intelectual que anda acontecendo, é algo que não acredito que estará um dia ao alcance de todos pois existem pessoas que tendem a ser mais racionais e outras a serem mais sentimentais, e ser mais sentimental não é problema, pelo contrário, precisamos muito de pessoas assim pra dar um salto adiante na evolução social e moral, o problema é que no meio dos intelectuais sempre vai existir um Malafaia da vida pra abusar dos sentimentais...
      Será que um dia as pessoas vão saber conciliar bem o sentimental e o racional a ponto de estarem vacinadas contra isso?
      Espero que sim com a mesma força que acredito que não ;x

      Excluir
  2. Sei não, dizer que a religião é necessária para o consolo da morte se encaixa no mundo atual, talvez daqui a alguns muitos anos a coisa evolua tanto que será besteira acreditar em algo do tipo, ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte em si é oque fragiliza mais o homem e tende o deixar mais frágil e irracional, por isso é o exemplo mais claro pra mim de algo que vai acabar forçando a fé á sempre existir, mas sempre tem o "ou não", talvez realmente as pessoas aprendam a lidar bem com a vida e o fim dela um dia e isso se torne desnecessário. Ou não! rsrs

      Excluir
  3. Alguns países da Europa tem um percentual de pessoas sem religião maior do que o de religiosas, chegando a 80% de pessoas sem religião na Noruega por exemplo. Percentual parecido dentre as pessoas com formação de doutorado ou além. Parece que o conhecimento leva à descrença...
    Mas realmente em um país como o Brasil o ritmo de crescimento dos ateus parece ir a passos de tartaruga =/

    ResponderExcluir